Medidas de Combate a Incêndio: O que são? Quais as principais?

Em um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, várias medidas podem ser necessárias, a depender da classificação de risco e de outras informações, relacionadas a edificação para a qual o projeto está sendo elaborado.

Neste artigo, trouxemos uma breve explicação sobre as várias medidas que podem estar presentes em um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio.

Ao final da leitura, você vai ter uma visão geral de quais as principais Medidas de Prevenção e Combate a Incêndio, qual a importância de cada uma delas, e qual a empresa especializada para desenvolver o projeto.

O que são as Medidas de Combate a Incêndio?

É o conjunto de dispositivos ou sistemas a ser instalados nas áreas de risco ou edificações, necessário para evitar o aparecimento de um incêndio, limitar sua propagação, possibilitar sua extinção e proteção à vida, meio ambiente e patrimônio.

As medidas podem ser podem ser ativas ou passivas.

Medidas Ativas de Proteção

Sistemas de Proteção por Extintores:

Possivelmente a medida mais conhecida, os Extintores de Incêndio estão presentes em diversas edificações. Existem vários tipos de Extintores de Incêndio que variam de acordo com o tipo de incêndio que ele irá combater.

Sistemas de Iluminação de Emergência:

No Projeto de Combate a Incêndio, a Iluminação de Emergência tem a função de iluminar (clarear) as áreas escuras de passagens de pessoas, que podem surgir com a falta de iluminação durante um incêndio.

Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio:

Esse sistema tem a função de informar a população da edificação acerca do princípio de ocorrência de incêndios. Além disso, também permite uma ação mais rápida por parte da brigada de incêndio com o objetivo de controlar o incêndio.

Sistemas de Sinalização de Emergência:

As Sinalizações de Emergência servem para mostrar de forma clara a população da edificação, o que fazer (como agir) no momento do incêndio.

As Sinalizações de Emergência podem ser divididas em quatro tipos: Sinalização de Alerta, Sinalização de Proibição, Sinalização de Orientação e Salvamento e Sinalização de Equipamentos.

Sistemas de Proteção por Chuveiros Automáticos (sprinklers):

Os Sprinklers são dispositivos que são projetados para reagirem a uma certa temperatura, liberando uma quantidade de água de forma automática sobre uma área determinada.

Sistemas de Proteção por Hidrantes e Mangotinhos:

Os Hidrantes ou Mangotinhos, são compostos por mangueiras que são conectadas a uma fonte de água e reguladas por uma válvula.

No momento do incêndio, tem um papel fundamental para conter as chamas, visto que, ficam instalados em uma rede de abastecimento de água para uso imediato, possuindo uma maior reserva que os Extintores de Incêndio. Existem vários tipos de Hidrantes e Mangotinhos.

Reserva Técnica de Incêndio (RTI):

O volume necessário para a composição da Reserva Técnica de Incêndio (RTI) está tabelado em Instrução Técnica especifica que leva em consideração a área da edificação e sua utilização.

A água destinada ao Combate a Incêndio pode ser acumulada em reservatório elevado (preferencialmente) ou em reservatório apoiado ou reservatório subterrâneo e deve ser acessível ao Corpo de Bombeiros.

Medidas Passivas de Proteção

Saídas de Emergência em Edificações:

Umas das medidas mais conhecidas, as Saídas de Emergência têm a função de promover o abandono das pessoas (usuários da edificação) de forma segura e protegida, em caso de incêndio ou pânico.

Também tem a função de permitir o acesso de guarnições de bombeiros para realizar o combate ao fogo ou a retirada das pessoas.

Separação Entre as Edificações:

A Separação Entre as Edificações, tem o objetivo de controlar o risco de propagação do incêndio por radiação de calor, transmissão de calor e convecção de gases quentes, garantindo que o incêndio ocorrido em uma edificação não seja propagado para outra vizinha.

A separação pode ser feita de duas maneiras: Isolamento (distância segura) entre fachadas e através de paredes (barreiras estanques) corta – fogo, entre edificações contíguas.

Compartimentação:

A Compartimentação de um ambiente tem a função de evitar a dispersão de fumaça e gases internamente ou externamente, no mesmo pavimento ou em pavimentos superiores, manter as rotas de fuga em segurança (contra os efeitos do incêndio) e facilitar o trabalho de resgate e combate a incêndio realizado pelo Corpo de Bombeiros.

A Compartimentação pode ser Vertical ou Horizontal.

Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR):

O Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR) tem a função de identificar os materiais a serem aplicados nas edificações com o intuito de evitar a propagação de fogo e o desenvolvimento de fumaça.

Segurança Estrutural nas Edificações:

Todas as edificações ou áreas de risco onde for exigida a Segurança Estrutural Contra Incêndio devem seguir os parâmetros de instrução Técnica Especifica e de Normas Técnicas da ABNT.

Seu objetivo consiste em determinar o Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF) a serem atendidos pelos elementos estruturais.

Acesso de Viatura à Edificação e Áreas de Risco:

Tem o objetivo de prescrever condições mínimas, no Projeto de Combate a Incêndio, para o acesso de viaturas do Corpo de Bombeiros nas edificações e área de risco.

Qual a importância das Medidas de Combate a Incêndio?

O projeto de Prevenção e Combate a Incêndio tem a função de fornecer medidas eficazes para a proteger a edificação ou área de risco da ocorrência de incêndios.

Essas medidas são decisivas em meio de uma ocorrência de incêndio. Dessa forma, não hesite em contratar profissionais especializados no assunto e que farão o projeto da melhor maneira possível.

O que acontece se uma edificação ou área de risco não adotar as Medidas de Combate a Incêndio?

Além de correr sérios riscos de incêndio, com a perda de vidas humanas, a edificação ou área de risco que não adota as Medidas de Combate a Incêndio necessárias, pode sofrer (e causar) grandes prejuízos financeiros.

Também existe o risco de punição pois o Corpo de Bombeiros está cada vez mais exigente a atuante na fiscalização, além de possuir poder de polícia para aplicar multas e fechar estabelecimentos.

Contrate uma empresa especializada:

A Sala Engenharia e Construção é um escritório de Engenharia de Projetos e Construtora e conta com uma equipe experiente e especializada.

Nossa empresa oferece todos os projetos com a qualidade necessária para a obtenção da segurança que você precisa e também para aprovação no Corpo de Bombeiros Militar.

Garanta que a sua edificação esteja de acordo com a legislação vigente! Conte com a ajuda de uma empresa especializada.

Para maiores informações entre em contato conosco.

Telefone (​71) 2137-9778 ou (71) 9 8477-2487

E-mail: comercial@salaengenharia.com.br

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento gratuito do Projeto de Combate a Incêndio para a sua edificação.

Leave A Comment

error: Content is protected !!
Precisa de ajuda?