Projeto de Impermeabilização – parte 1: O que é? Qual sua importância? Quais os principais tipos? Quem pode elaborar?

A etapa de impermeabilização é um dos processos mais importantes numa construção, serve para protege-la contra a ação de umidade e infiltrações, aumentando sua durabilidade e vida útil.

Além das tradicionais técnicas de impermeabilização, como a utilização de mantas asfálticas e argamassas poliméricas, novas tecnologias surgiram, como a impermeabilização com poliuretano e o uso de materiais à base de nanotecnologia.

Neste artigo, trouxemos uma breve explicação sobre o projeto de impermeabilização e sua importância.

Ao final da leitura, você vai entender o conceito de impermeabilização, do seu projeto e da sua importância, e terá uma visão geral dos principais tipos disponíveis.

Vai entender a importância de desenvolver o projeto de impermeabilização compatibilizado com os demais projetos complementares, quais os profissionais habilitados, e a importância de contratar uma empresa especializada para desenvolver o projeto de impermeabilização.

O que é impermeabilização?

Antes de conceituarmos o projeto de impermeabilização, vamos rever o significado da palavra “impermeabilização” que, dentre outros, pode ser definido como “impossível de ser penetrado por fluidos, sobretudo líquidos”.

Trata-se de um processo que objetiva isolar ou vedar os materiais, deixando-os estanques, proporcionando maior resistência e durabilidade à construção.

O que é um projeto de impermeabilização?

O projeto de impermeabilização, é um conjunto de documentos técnicos, elaborados por profissionais habilitados, que define todas as características e especificações dos sistemas de impermeabilização a serem aplicados em uma determinada obra.

O projeto é desenvolvido baseado nas características específicas da construção, incluindo o tipo de fundação, estrutura, as condições climáticas locais e a utilização do imóvel.

Seu objetivo é proteger a edificação contra os efeitos danosos da água, prevenindo problemas como infiltrações, vazamentos e excesso de umidade, os quais podem afetar a durabilidade e a segurança da construção.

Qual a importância do projeto de impermeabilização?

A infiltração de água é um dos principais causadores de danos em edificações, podendo atingir diversas áreas da construção, comprometendo sua estrutura e causando problemas estéticos e funcionais.

Com um projeto de impermeabilização adequado, é possível prevenir esses problemas, definindo as soluções mais eficientes para cada tipo de obra e condição climática.

O projeto de impermeabilização também ajuda a evitar o desperdício de materiais e custos desnecessários, garantindo uma obra mais econômica e sustentável.

Quais os principais tipos de impermeabilização?

Há uma grande variedade de sistemas de impermeabilização disponíveis, que podem ser rígidos ou flexíveis, que devem der escolhidos de acordo com a necessidade de uso e as características do local de aplicação.

O sistema flexível de impermeabilização é mais indicado para as áreas que podem apresentar fissuras, variações térmicas, vibrações ou exposição solar intensa.

O sistema rígido de impermeabilização é inadequado para locais com fissuras ou trincas. Não sendo adequado para a estrutura da construção pois não suporta variações térmicas e vibrações.

Projeto de impermeabilização x demais projetos complementares.

O ideal é que o projeto de impermeabilização seja elaborado em paralelo com os demais projetos complementares, como o projeto de fundações, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto de climatização, projeto hidráulico e o projeto de incêndio.

Assim, haverá a compatibilização entre eles. Isso significa que todas as instalações serão pensadas em paralelo ao planejamento geral da construção desde o início do processo, reduzindo os riscos de imprevistos e retrabalhos.

Quem pode elaborar um projeto de impermeabilização?

O projeto de impermeabilização é elaborado por profissionais habilitados, registrados no CREA ou CAU.

São profissionais com formação em Engenharia Civil ou Arquitetura que tem conhecimentos sobre as normas técnicas aplicáveis, características dos materiais disponíveis no mercado, tipo de fundações, tipo de estrutura, condições climáticas do local de implantação e utilização da obra.

Empresas devem ser registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), respectivamente.

Contrate uma empresa especializada:

A Sala Engenharia e Construção é um escritório de Engenharia de Projetos e Construtora e conta com uma equipe experiente e especializada.

Nossa empresa possui a competência e as qualificações necessárias para o desenvolvimento das atividades de elaboração de projeto de impermeabilização.

Para maiores informações entre em contato conosco.

Telefone (​71) 2137-9778 ou (71) 9 8477-2487.

E-mail: comercial@salaengenharia.com.br

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento gratuito para o projeto de impermeabilização.

Leave A Comment

error: Content is protected !!
Precisa de ajuda?